sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sorriso metálico: tire suas dúvidas sobre os aparelhos dentários



Ligue Ocef-Reabilitação Oral e agende sua avaliação e aproveite os benefícios de colocar seu aparelho com agente. (16)31451299 


Muitas pessoas sonham em colocar um aparelho odontológico para ter aquele sorriso perfeito. Mas, antes de tomar a decisão, é bom conhecer sobre o assunto e ficar por dentro de tudo! 
A idade certa para colocar aparelho
Não existe uma idade ideal para se colocar aparelhos odontológicos; porém, é indicado colocar quando já se tem todos os dentes definitivos. “Qualquer pessoa pode usar aparelho, o importante é procurar o dentista para saber que tipo de tratamento será feito”.
Como os aparelhos funcionam
Os aparelhos conseguem endireitar todos os dentes e deixar a gente com aquele sorriso bonito aplicando pressão, “através de processos ortopédicos ou ortodônticos”, explica o dentista. Os aparelhos apertam os dentes de forma continuada por um longo período de tempo, fazendo com que nossos dentes se movam para uma direção específica.  À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato e se “encaixa” na raiz, ganhando uma nova posição.
Parece uma dor terrível, né!? Mas fique calma! Usar aparelhos dói sim, mas como se trata de um processo gradual, em que leva certo tempo, os seus dentes irão se ajeitando aos pouquinhos.
Tipos de aparelhos dentários

No mercado existem vários tipos de aparelhos: uns mais caros, como os de porcelana ou os invisíveis; outros mais em conta, como os de metal. Os mais comuns são o fixo e o removível.
Os fixos

 são os que as pessoas mais procuram: “os aparelhos fixos são bastante eficientes se colocados direito. Geralmente o tratamento dura entre 3 ou 4 anos, podendo variar”, explica o dentista Marcos.
  • Vantagens: conseguem definir sorrisos de pequenos a graves casos; não mudam a fala e podem ser usados por pessoas com qualquer tipo de mordida.
  • Desvantagens: não tem como tirar e causam certo desconforto no começo.
Os removíveis


 São usados em dentes que precisam de reajustes simples. Eles são compostos de uma parte acrílica que serve de “encaixe” no céu da boca e uma parte metálica que se posiciona nos dentes. O aparelho removível pode ser colocado em ambas as arcadas (partes de cima e de baixo da boca), embora seja muito comum vê-lo apenas no maxilar superior.
  • Vantagens: a manutenção é barata e, geralmente, são mais discretos e confortáveis.
  • Desvantagens: não suportam grandes pressões e atrapalham a fala.
Escolhendo o dentista certo
“É muito importante escolher um dentista que tenha sido indicado por alguém e que seja especialistaem colocar aparelhos”, alerta Marcos Roberto. Por isso, procure colegas que usam ou já usaram aparelhos dentários e pergunte qual era o dentista deles.  Outro fator indispensável é a frequência das consultas: o ideal é que, no começo, seja uma vez por mês. E se ligue: há uma quantidade enorme de dentistas, por isso, é seu direito fazer um orçamento antes e avaliar os custos da manutenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário