quarta-feira, 30 de março de 2011

Escovas de Dentes.Você sabia?


Você Sabia Que Escovas de Dentes é Um Dos


Grandes Alvos de Fungos e Bactérias?




O banheiro é o lugar mais propicio para a proliferação de fungos e bactérias. Onde fazemos nossas necessidades fisiológicas e a higienização pessoal. Com isso as escovas de dente viram o principal alvo de microorganismo.


Como isso ocorre:


Ao darmos a descarga com a tampa aberta, muitas bactérias e fungos se espalham no ar através de gotículas minúsculas de água q saem do vaso sanitário e se espalham, e como isso estes microorganismos acabam se alojando nas cerdas das escovas q ficam sobre a pia.



Existem vários tipos de microorganismos alojados nas escovas, Isso pode vir ocasionar alguns problemas de saúde. Os coliformes fecais q associados com outras bactérias podem causar problemas gastrointestinais, febre, aumento de carie, mau hálito, lesões na mucosa bucal, gengivite entre outros. Pessoas com o sistema imunológico debilitado tb estão sujeitas a esses problemas, uma vez ocasionadas estes problemas, ou seja, pela escovação ou algum outro problema, esses microorganismos podem cair na corrente sanguínea, e se as células imunológicas do organismo não forem suficientes para eliminá-los, podem se alojar em qualquer órgão do corpo e tornar o problema mais grave.


Como Higienizar a Escova?



Mergulhe sua escova em uma solução de clorexidina a 0,12%, ou antisséptico bucal á base de clorexidina por 10 minutos. Ao lavar a escova, retire o excesso de água com varias batidinhas na borda da pia e guarde em ambiente fresco.


Caso a pessoa não tenha acesso a essas soluções, vale deixar a escova imersa em água fervente por 10 minutos, que terá o mesmo efeito.


Para evitar a contaminação, não se devem guardar as escovas molhadas ou deixá-las em cima da pia. É preciso sempre lavá-las e higieniza-las todos os dias ou uma vez na semana, não devemos secá-las em toalhas de banho, rosto ou papel higiênico e sempre guardá-las em lugares frescos.


Sempre lembrando:




Visite regulamente seu cirurgião-dentista, ele vai indicar a melhor escova.


Troque sua escova a cada 3 meses.













Nenhum comentário:

Postar um comentário